Gramática

Gramática é a sistematização dos fatos contemporâneos de uma língua.

FONÉTICA
A Fonética é o estudo dos sons das palavras do discurso.
A Fonética é a parte da Gramática que estuda os fonemas da língua. Fonemas são unidades sonoras mínimas que estabelecem distinção entre os vocábulos; e as letras a representação gráfica desses fonemas. Trata da classificação (vogal, semivogal, consoante). Estuda as vogais quanto à zona de articulação, ao timbre, à intensidade e ao papel das cavidades bucal e nasal. Estuda as consoantes quanto ao modo de articulação, ao ponto de articulação, ao papel das cordas vocais e ao papel das cavidades bucal e nasal. Trata, também, dos encontros consonantais (de consoantes), dos encontros vocálicos (de vogais) e dos dígrafos.

A sílaba - fonema ou conjunto de fonemas pronunciados numa só emissão de voz, sempre centrada em uma vogal.

FONOLOGIA
É a parte da Gramática Normativa que estuda os fonemas de uma língua.

FONÉTICA
É o estudo dos sons da linguagem humana em suas múltiplas realizações.
- Fonemas: unidades sonoras mínimas que estabelecem distinção entre vocábulos de uma língua.
- Letra: representação gráfica dos fonemas.
1.Classificação dos fonemas (vogal - quanto à zona de articulação, ao timbre, à intensidade e ao papel das cavidades bucal e nasal; semivogal e consoante - quanto ao modo de articulação, ao ponto de articulação, ao papel das cordas vocais e ao papel das cavidades bucal e nasal);
2.Encontros vocálicos: ocorrência de vogais na mesma sílaba ou vogais próximas em sílaba separada (ditongo, tritongo, hiato);
3.Encontros consonantais: ocorrência de duas ou mais consoantes numa mesma palavra (sem vogal intermediária), representando, cada uma delas, um fonema distinto. Ex.: plangentes, sombras.
4.Dígrafo: duas letras que representam um único fonema. Ex.: choram, manhã, sussurro.

Língua - sistema de sons vocálicos por que se processa numa comunidade humana o uso da linguagem.

Linguagem - capacidade que o homem tem de aprender o sistema da língua - toda linguagem possui um plano da expressão e um plano do conteúdo.

Ensino com Tecnologia - Professor Osvaldo Andrade
ocsanmail@gmail.com