Gramática

Gramática é a sistematização dos fatos contemporâneos de uma língua.

MORFOLOGIA
A Morfologia é o estudo da palavra e de seus elementos. É a parte da gramática que se ocupa do sistema mórfico da língua, do aspecto formal das palavras.

Distinguem-se duas morfologias: gramatical e lexical.
Morfologia lexical - ou morfologia em sentido amplo, é a que trata de problemas como origem, formação e estrutura das palavras.
Morfologia gramatical - ou morfologia em sentido restrito, é a que se ocupa da classificação das palavras, categorias gramaticais (gênero, número, grau, pessoa, modo, tempo, aspecto), paradigmas flexionais.

A Morfologia fornece o material para a Sintaxe: léxico e flexões.

A Morfologia trata das palavras quanto a:
1. Estrutura
As palavras são organismos significantes, signos que integram o plano associativo da língua, divisíveis em constituintes nocionais (raiz, afixos) e gramaticais (vogal temática, desinências).
2. Formação
Para ampliação interna de seu vocabulário, serve-se a língua, fundamentalmente, de dois processos de formação de palavras: derivação e composição. A diferença essencial entre os dois processos está em que na derivação se joga com uma só palavra, ao passo que na composição se combinam duas ou mais palavras.
3. Classificação
Entre as palavras, há as que servem: para designar os seres e coisas - reais ou imaginários (substantivos); para lhes indicar qualidades (adjetivos); para enumerá-los e ordená-los (numerais); para determiná-los e situá-los no discurso (pronome); para indicar o que se processa neles ou por eles (verbos); para referir as circunstâncias (advérbios); para ligar os termos no discurso (preposições e conjunções); para expressar emoções súbitas (interjeições).
4. Flexão
Quanto à flexão, podem as palavras ser:
a) variáveis - se recebem morfemas de gênero e número (substantivo e adjetivo) - flexão nominal; gênero, número e pessoa (pronome); modo-tempo, número-pessoa (verbo) - flexão verbal;
b) invariáveis - se não apresentam flexão: advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

Morfema - menor unidade significativa, significante mínimo, indivisível.

Termo - é a palavra ou expressão considerada de acordo com a função sintática que exerce na oração.

Ensino com Tecnologia - Professor Osvaldo Andrade
ocsanmail@gmail.com