Gramática

Gramática é a sistematização dos fatos contemperâneos de uma língua.
SEMÂNTICA

A Semântica é o estudo das significações da palavra.

Signo linguístico - unidade utilizada para transmitir uma informação verbal. Encerra um significado, que é o seu sentido ou seu valor diferencial, e um significante, que se manifesta foneticamente. Curiosamente, dentro das inúmeras manifestações entre as línguas e dialetos humanos, essa dupla articulação parece ser uma característica comum a todas. Os signos são entidades tão centrais e importantes na linguagem quanto os átomos em física, as células em biologia ou os números em matemática; são eles os objetos materiais de que o homem se utiliza para comunicar-se.

Linguagem - é o exercício oriundo da faculdade, inerente ao homem, que lhe possibilita a comunicação; simplificando, tudo o que serve para exprimir ideia e sentimento. Qualquer linguagem é feita de sinais, elementos portadores de significação.

A linguagem pode ser verbal - quando faz uso da palavra, seja fala ou escrita; nãoverbal - quando não usa a palavra, mas outros sinais para comunicar (som, luz, cheiro, cor, forma, movimento...).

FIGURAS DE LINGUAGEM

A linguagem adquire expressividade por meio de sua capacidade de manifestar emoções e de transmitir sugestões através de determinados recursos de estilo, que se ressumem naquilo que denomina-se Figuras de Linguagem.

Figuras de Sintaxe - também conhecidas como figuras de construção. Ocorre dentro de uma estrutura frasal.

Figuras de Palavras - caracterizam-se por modificações no sentido das palavras.

Figuras de Pensamento - apresentam modificações de sentido na ideia do enunciado.

Texto - registro de sinais verbais ou nãoverbais que transmitem informação.

Contexto - conjunto de representações mentais que se tornam disponíveis, durante o ato de comunicação.

Ensino com Tecnologia - Professor Osvaldo Andrade
ocsanmail@gmail.com