Gramática

Gramática é a sistematização dos fatos contemperâneos de uma língua.
SINTAXE

A Sintaxe é o estudo da função da palavra na frase e no discurso.
A sintaxe se ocupa do estudo dos padrões estruturais da língua, motivados pelas reações recíprocas dos termos na oração e das orações no discurso.

A análise sintática examina a estrutura do período em orações que o integram; decompõe o período em orações e cada oração em seus elementos (termos).
1. O exame da estrutura de cada oração de um período chama-se análise sintática interna.
2. O exame da estrutura de um período chama-se análise sintática externa.

Em análise sintática, cada palavra da oração é chamada de termo da oração.

Termo - é a palavra considerada de acordo com a função sintática que exerce na oração.

Na análise sintática, a palavra interessa pela função que exerce. Sua classificação morfológica e sua significação têm importância secundária.


Frase
Todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação é frase. De acordo com a maneira com que pronunciamos a frase, ela pode ser:
1. Declarativa - declara algo, de forma afirmativa ou negativa. Termina por ponto-final ou reticências. "Eu moro aqui." "Eu não moro aqui."
2. Interrogativa - pergunta algo, direta ou indiretamente. Pergunta direta, termina por ponto de interrogação; pergunta indireta, por ponto-final. "Que horas são?" "Gostaria de saber que horas são."
3. Exclamativa - indica um sentimento. Termina por ponto de exclamação. "Bem feito!"
4. Imperativa - indica ordem ou pedido, de forma afirmativa ou negativa. Termina por ponto-final ou ponto de exclamação. "Levante!" "Não corra."
5. Optativa - exprime em desejo. "Boa sorte!"
O termo "frase" vem do grego "phrasis" e significa "modo de falar".

Oração
A frase ou parte de uma frase que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal é chamada de oração. A oração pode ser constituída por uma sequência de vocábulos ou por um só. "João estuda com o dicionário." "Falávamos."
1. Oração absoluta - quando vem sozinha (em período simples). "Vamos para a escola."
2. Oração principal - quando não exerce nenhuma função sintática em outra oração do período composto por subordinação. "Eu sei (or. principal) que a Terra é redonda." (or. subordinada)
3. Oração coordenada - quando, à semelhança da principal, não é termo de outra oração nem a ele se refere. Justapõe-se ou liga-se com conjunção coordenativa a outra coordenada, com a qual pode relacionar-se, mas em sua integridade. "O pai fala / e os filhos escutam."
4. Oração subordinada - quando funciona como um termo ou parte de um termo essencial, integrante ou acessório de outra oração (a principal). "Eu sei / que a Terra é redonda."

Período
É a frase constituída de uma ou mais orações.
1. Período simples - quando formado por uma só oração (or. absoluta). "Ele escreve muito bem."
2. Período composto - quando formado por duas ou mais orações. Que pode ser composto por coordenação, por subordinação ou por coordenação e subordinação. "O pai fala / e os filhos escutam." (por coord.) "Eu sei / que a Terra é redonda." (por subord.) "Eu sei / e todo mundo sabe / que a Terra é redonda." (por coord. e subord.)

Parágrafo - parte estrutural de um texto, formado por um ou mais períodos.

Ensino com Tecnologia - Professor Osvaldo Andrade
ocsanmail@gmail.com