Gramática
em Módulo

1. ORALIDADE E ESCRITA

1.1. ESTUDO DOS FONEMAS - conceito e diferença entre fonema e letra, encontros fonéticos (vocálico e consonantal), dígrafo, classificação dos fonemas (vogais e consoantes).
1.2. GRAFIA - emprego de letras (grafema), homônimo e parônimo, emprego de palavras e expressões (em forma de dicas).
1.3. ACENTUAÇÃO GRÁFICA - O estudo da acentuação com uma só regra. Conteúdos: conceito de tonicidade; tonicidade regular das palavras; tonicidade irregu- lar; observações tônicas para comprovar a regra.
1.4. PONTUAÇÃO GRÁFICA - Estudo da compreensão dos sinais da língua escrita. Conteúdos: quando pontuar; uso da vírgula; efeitos no uso da vírgula; sinais de pontuação.
1.5. ESTUDO DA CRASE - compreensão do fenômeno crase, exemplos elucidativos, expressões craseadas.
1.6. EMPREGO DO HÍFEN - emprego do sinal gráfico separador em palavras compostas e derivadas, partição de palavras.
1.7. SÍLABA - uso correto da separação silábica; partição de palavras e expressões.

2. CONTEXTO MORFOLÓGICO DA PALAVRA

2.1. ESTUDO DOS PRONOMES I - O pronome é a palavra mais importante no processo de comunicação. Errar o uso do pronome pode comprometer todo o processo. Pronomes pessoais: conceito sob os aspectos morfológico, sintático e semântico; função do pronome (substantivo ou adjetivo); coerência no tratamento pronominal; colocação pronominal.
2.2. ESTUDO dos PRONOMES II - Conceitos classificação (possessivo, demonstrativo, relativo, interrogativo e indefinido); uso dos pronomes possessivos; uso dos pronomes demonstrativos; particularidades linguísticas.
2.3. ESTUDO do VERBO I- O verbo, a palavra mais importante no enunciado oracional, é a mais rica em informações na Língua Portuguesa. Conteúdos: conceito sob os aspectos morfológico, sintático e semântico; flexão verbal; tempos e modos; conjugação verbal.
2.4. ESTUDO do VERBO II - natureza verbal; vozes do verbo; colocação pronominal; regência verbal.
2.5. CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS - classificação das dez classes de palavras variáveis e invariáveis, relacionadas ao nome e ao verbo, função sintática das palavras.
2.6. ESTRUTURA DA PALAVRA - morfemas lexicais e gramaticais, afixos (prefixo e sufixo), elementos da estrutura da palavra.
2.7. FORMAÇÃO DE PALAVRA - processo de composição (aglutinação e justaposição), processo de derivação (prefixal, sufixal, parassintética, regressiva, imprópria), outros processos formadores de palavras.
2.8. RELACIONADORES - elemento d que estabelecem ligação entre as palavras na frase, termos nas orações e orações nos períodos. Conteúdos: estudo morfossintático da preposição (palavra que liga palavras e termos); combinações prepositivas; locuções prepositivas; estudo morfossintático da conjunção (palavra que liga orações); conjunções e locuções coordenativas; conjunções e locuções subordinativas; pronome relativo; verbo de ligação.

3. CONTEXTO SINTÁTICO DA PALAVRA

3.1. TERMOS DA ORAÇÃO - estudo do período simples (termos essenciais, integrantes e acessórios), aposto e vocativo, função sintética das classes gramaticais.
3.2. ORAÇÕES DO PERÍODO - estudo do período composto, processos de coordenação e subordinação, orações do período composto, emprego de pontuação entre as orações do período.
3.3. ORAÇÃO COORDENADA - tipos de coordenação (sindética e assindética), elementos de ligação (conjunções coordenativas).
3.4. ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA - referência às funções sintáticas das palavras (os termos da oração), elementos de ligação (conjunções integrantes), tipos de oração subordinada substantiva.
3.5. ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA - pronome relativo e elementos relacionais, tipos de oração subordinada adjetiva, uso da vírgula entre as orações.
3.6. ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL - conjunções subordinativas, tipos de oração subordinada adverbial, emprego da vírgula entre as orações.
3.7. SINTAXE DE CONCORDÂNCIA - concordância nominal e particularidades, concordância verbal e particularidades, concordância ideológica.
3.8. SINTAXE DE REGÊNCIA - estudo do termo regente e regido através das regências nominal e verbal.
3.9. ANÁLISE SINTÁTICA I - A análise sintática da oração (ou interna) é o estudo dos termos dentro da oração; onde a palavra interessa pela função que exerce. Conteúdos: o que é fazer análise sintática; como se faz análise sintática; termos da oração; uso da vírgula entre os termos da oração. O módulo é composto por conteúdos teóricos e práticos, esquema, teste, material para imprimir.
3.10. ANÁLISE SINTÁTICA II - A análise sintática do período composto (ou externa) consiste em determinar o número de orações de um período, separar essas orações e atribuir um nome a cada uma delas. Conteúdos: o que é análise sintática do período; como se faz a análise; orações do período composto; orações coordenadas; orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais; orações reduzidas; conjunções coordenativas e subordinativas. O módulo é composto por conteúdos teóricos e práticos, esquema, teste, material para imprimir.

Investimento:
Monte o seu próprio estudo. Não perca tempo! Estude somente o que interessa.
Cada módulo tem o valor de apenas R$ 12,90.