Tudo que se escreve é Redação!
A entrevista constitui uma das principais fontes de informação de um jornal e está presente, direta ou indiretamente, na maioria das notícias que ele publica.
A maioria das notícias publicadas no jornal tem entrevista como matéria-prima, embora nem sempre pareça assim.
O melhor caminho para se fazer uma entrevista é redigir perguntas tão específicas quanto possível. Perguntas muito genéricas resultam em entrevistas tediosas.
Observe as recomendações quando fizer e redigir uma entrevista: Marque-a com antecedência; Informe o entrevistado sobre o tema e a duração do encontro; Anote e, de preferência, também grave a entrevista, para poder reproduzir com absoluta fidelidade eventuais declarações curiosas, reveladoras ou bombásticas; Vista-se de modo a não destoar do ambiente em que será feita a entrevista, para não inibir ou agredir o entrevistado; Faça perguntas breves e diretas, que não contenham resposta implícita; Identifique contradições, mencione pontos de vista opostos e levante objeções sem agredir o entrevistado; Não deixe de abordar temas considerados "sensíveis" pelo entrevistado. Faça perguntas diretas e ousadas. Insista quantas vezes necessário se o entrevistado se recusar a responder a alguma pergunta.
Antes de publicar a entrevista, faça uma cuidadosa revisão, observando os seguintes aspectos: Manchete - consegue sintetizar o assunto principal da entrevista e ao mesmo tempo atrair a atenção do leitor. Ilustração (foto ou desenho) - adequada ao texto. Perguntas - focalizam aspectos importantes do entrevistado. Correção - texto sem erros de ortografia, acentuação, pontuação e concordância. Diagramação - matéria bem distribuída na página, facilitando a leitura.