"Uma coisa é escrever como poeta, outra como historiador: o poeta pode contar ou cantar coisas não como foram mas como deveriam ter sido, enquanto o historiador deve relatá-las não como deveriam ter sido mas como foram, sem acrescentar ou subtrair da verdade o que quer que seja."
(Dom Quixote de La Mancha – Cervantes)
A linguagem literária se distancia da linguagem informativa; pois permite mais do que uma interpretação – a linguagem literária é polivalente.
A palavra Literatura vem do latim "litterae" que significa "letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa, etc.
História ou LiteraturaAs datas que delimitam as épocas literárias são convencionais. Na verdade é difícil precisar o início e o fim de cada período, devido às seguintes razões: A escolha das datas obedece, fundamentalmente, a dois critérios: Literatura pode ser definida como a arte de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; a carreira das letras. |