Muitas vezes, as frases assumem sentidos que só podem ser integralmente captados se atentarmos para o contexto em que são empregadas. É o caso, por exemplo, das situações em que se explora a ironia. Pense, por exemplo, na frase "Que educação!", usada quando se vê alguém invadindo, com seu carro, a faixa de pedestres. Nesse caso, ela expressa exatamente o contrário do que aparentemente diz.
A entoação é um elemento muito importante da frase falada, pois nos dá uma ampla possibilidade de expressão. Dependendo de como é dita, uma frase simples como "É ela." pode indicar constatação, dúvida, surpresa, indignação, decepção, etc. Na língua escrita, os sinais de pontuação podem agir como definidores do sentido das frases.
De acordo com a maneira com que pronunciamos a frase, ela pode ser classificada. 1. DECLARATIVA 2.INTERAGATIVA 3. EXCLAMATIVA 4. IMPERATIVA 5. OPTATIVA |
O termo "frase" vem do grego (phrasis) e significa "modo de falar". Observe que o "modo" ou "maneira" é o uso particular, individual, que se faz de alguma coisa (no caso, da língua).
Por outro lado, há sempre aquelas pessoas que não percebem o caráter momentâneo e individual da frase e vivem utilizando "frases feitas", ou seja, repetindo velhos chavões sem sentido. Os dicionários registram o vocábulo "frasismo", que significa "uso e/ou gosto das frases pomposas e vazias.
Não confundir "frase feita" com "citação", que vem a ser a reprodução, num dado contexto, de uma frase inteligente, bem construída e com conteúdo, com a finalidade de comprovar ou reforçar um argumento ou uma ideia.