O parágrafo é a unidade de composição que serve para dividir o texto em partes menores, tendo em vista os diversos enfoques. Quando se muda de parágrafo, não se muda de assunto. O assunto, a rigor, deve ser o mesmo, do princípio ao fim da redação. A abordagem, porém, pode mudar. O parágrafo é um microtexto, deve, portanto, apresentar uma organização lógica afim de que o leitor siga o eixo do discurso e seja capaz de entender aquilo que se deseja comunicar.
O parágrafo é marcado por um pequeno afastamento da margem esquerda, de aproximadamente um centímetro e meio. |
PARÁGRAFO PADRÃO
O parágrafo apresenta algumas partes bem distintas. Dentre elas a mais importante é o tópico frasal, que é a ideia-núcleo extraída, de maneira clara e concisa, do interior do parágrafo. Outra parte é o desenvolvimento, através do qual, o tópico frasal recebe uma carga informativa onde agregam-se ideias secundárias. A conclusão, nem sempre presente, serve para resumir o conteúdo do parágrafo, sublinhando o seu ponto de interesse e localiza-se no final do mesmo. Outra parte ainda, é o elemento relacionador, não obrigatório, mas geralmente presente a partir do segundo parágrafo do texto; visa estabelecer um encadeamento lógico entre as ideias, serve de "ponte" entre o parágrafo em si e o tópico que o antecede.
Tópico frasalEm geral, o parágrafo-padrão, aquele de estrutura mais comum e mais eficaz, consta, sobretudo na dissertação e na descrição, de duas e, ocasionalmente, de três partes: a introdução, representada na maioria dos casos por um ou dois períodos curtos iniciais, em que se expressa de maneira sumária e sucinta a ideia-núcleo (tópico frasal); o desenvolvimento, isto é, a explanação mesma dessa ideia-núcleo; e a conclusão, mais rara, mormente nos parágrafos pouco extensos ou naqueles em que a ideia central não apresenta maior complexidade. |