Surgimento: França, década de 1860 - Brasil, década de 1880.
1 - Reação à poesia romântica (tentativa de poesia realista);
2 - Objetividade e impassibilidade do poeta;
3 - Culto à forma, entendida como métrica, rima e versificação;
4 - Utilização de fórmulas poéticas fixas como o soneto;
5 - Arte pela arte: a arte só tem compromisso com sua beleza;
6 - Temas principais: Antiguidade greco-romana; discussão sobre a própria poesia; descrição de cenas da natureza e de objetos.
a) Literatura descompromissada das elites;
b) Ampla dominação cultural parnasiana (1882-1922) que desencadeia, por oposição, a Semana de Arte Moderna.
A tríade parnasiana:
1) Olavo Bilac (Tarde, Poesias, Via-láctea, Sarças de fogo)
Temas principais: Natureza - Pátria - Antiguidade greco-romana - Amor sensual e amor platônico - Questionamento da própria poesia.
Características básicas: Rigidez métrica e luta pela perfeição formal - Desvios na objetividade parnasiana, resultantes de uma pretensa "herança romântica" que se traduz em temas subjetivos como o amor (seja o erótico, seja o platônico) e o nacionalismo.
Poemas mais conhecidos: Profissão de fé - In extremis - O caçador de esmeraldas.
2) Raimundo Correia (Meridionais)
Temas principais: Natureza - Melancolia da existência.
Características básicas: Recursos visuais (plásticos) e sonoros na confecção dos versos - Tentativa de um sentido filosofante na poesia em geral.
Poemas mais conhecidos: As pombas - Mal secreto.
3) Alberto de Oliveira
Temas principais: Natureza - Descritivismo de objetos.
Característica básica: Adesão completa e rígida a todos os princípios do movimento.