Crase é a fusão da preposição a com o artigo a(s) ou com os demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo. Reconhecemos a crase pelo acento grave ( ` ).
O artigo é a classe de palavra que acompanha um substantivo (nome). E o artigo feminino estará sempre diante de um nome feminino. A preposição é classe de palavra exigida por um verbo transitivo indireto, para ligar essa ação (verbo) ao objeto da ação.
Sobrepõe-se sinal de CRASE somente onde for provada a coexistência e fusão de: A - preposição provocada por uma regência, ou introdutora de circunstância adverbial que tem como núcleo um substantivo; A - que é artigo feminino; inicial de aquele, aquele, aquilo; inicial do pronome relativo "a qual"; pronome demonstrativo a equivalente a "aquela".
a) Preposição "a" + pronome demonstrativo "a"
O pronome demonstrativo "a" aparece seguido de "que" ou "de".
Critério prático: Troca-se por um substantivo masculino o feminino que vem antes do "a". Só ocorre crase se, com o masculino, aparecer "ao" antes de "que" ou "de".
Ex.: Esta casa é igual à que você comprou. Este corro é igual ao que você comprou.
b) Preposição "a" + "aquele" (aquela, aquilo)
Critério prático: Troca-se "aquele" por "este". Só ocorre crase se aparecer "a" antes do "este".
Ex.: Ele se refere àquele fato. Ele se refere a este fato.
c) Crase antes de "qual"
Critério prático: Troca-se por um substantivo masculino o feminino anterio ao "qual". Só ocorre crase se, com o masculino, aparecer "ao qual".
Ex.: Estas são as crianças às quais me refiro. estes são os meninos aos quais me refiro.