O interesse da Sintaxe é a investigação da relação da palavra no discurso quanto à função, ordem, concordância e dependência.
1. A função que as palavras exercem na frase - função sintática.
2. A ordem das palavras na frase - sintaxe de colocação.
3. A concordância das palavras na frase - sintaxe de concordância.
4. A dependência das palavras na frase - sintaxe de regência.
Estudar a sintaxe de uma língua significa identificar e compreender as maneiras como se associam as palavras para formar frases. Isso ocorre porque os enunciados da língua constituem unidades linguísticas que possuem uma estrutura.
Não esgotaram as possibilidades de modificações aceitáveis na ordem dos termos do enunciado exemplificado acima. Podemos explorar outras ordens e relações possíveis entre os constituintes desse enunciado. Entretanto, há modificações que são impossíveis, na Língua Portuguesa. Usando os mesmos elementos, não tem sentido:
A análise sintática examina a estrutura do período em orações que o integram; decompõe o período em orações e cada oração em seus elementos (termos).
Na análise sintática, a palavra interessa pela função que exerce. A classificação morfológica e a significação têm importância secundária.
A seguir, um esquema mostra as classes de palavras, desempenhando funções sintáticas. O substantivo (núcleo de um grupo de outras classes denominada - nome); o verbo (núcleo de outro grupo, denominado - verbo). Esses dois grupos: nominal e verbal vão construír a frase oração - são os termos da oração. o mesmo esquema apresenta também outras classes que não aparecem ligadas aos núcleos, porque exercem a função de ligação entre os termo.
Sintaxe é o estudo das palavras enquanto elementos de uma frase, atribuindo-lhes uma estrutura nas relações de concordância, de ordem e de subordinação.
É componente do sistema linguístico que determina as relações formais que interligam os constituintes da sentença.