A Fonética é o estudo dos sons das palavras do discurso. A Fonética é a parte da Gramática que estuda os fonemas da língua. Fonemas são unidades sonoras mínimas que estabelecem distinção entre os vocábulos; e as letras a representação gráfica desses fonemas.
Diferença entre letra e fonema:
/C/ /O/ /L/ /U/ /N/ /A/
/C/ /O/ /L/ /I/ /N/ /A/
Os fonemas se inscrevem entre barras oblíquas.
Fonema é som da fala. Letra é o sinal gráfico que representa o som da fala.
O sistema fonético do português falado no Brasil registra um número aproximado de 33 fonemas. Já o alfabeto português é constituído de 26 letras.
O número de fonemas nem sempre é igual ao número de letra em uma palavra: duas letras podem representar um só fonema - carroça; assalto; chave...
A letra x pode representar dois fonemas ao mesmo tempo - fixo (/k//s/); táxi (/k//s/) há letras que não representam fonemas, mas são apenas símbolo de nasalidade - canto [cãto], santo [sãto]; falam [falã].
A letra H não corresponde a nenhum som. É apenas um símbolo de aspiração, que permanece em nosso alfabeto por força da etimologia e da tradição.
Observe a identificação de letras e fonemas na palavra mesas:
A mesma letra pode, às vezes, representar fonemas diferentes. É o caso da letra "s" na palavra mesas; na primeira ocorrência, ela representa o fonema "zê"; na segunda, o fonema "sê". Um mesmo fonema pode, também, ser representado por letras diferentes: azar - casar; compasso - maçã - sapato; tangente - trajeto.
Observe os exemplos abaixo:
Pronunciando a palavra táxi, pode-se perceber que a letra "x" tem som de ks [são 2 fonemas].
Na palavra qualquer, nota-se que o primeiro "u" é fonema (porque é pronunciado); mas o segundo não; ele se junta à letra "q", formando um grupo que representa, na escrita, o fonema /k/.