Regência - é a relação de dependência entre dois termos: do termo regido em relação ao termo regente. Regência é a relação de dependência entre duas palavras da mesma frase. A palavra de que outra depende chama-se "regente"; a palavra dependente tem o nome de "regida". A relação de regência é sempre uma relação de subordinação. |
Em gramática existem os termos regentes (mais importantes) e os termos regidos (que dependem dos termos regentes). O termo regente é aquele que exige complemento, enquanto o complemento é chamado de regido.
O termo regente pode aceitar o termo regido diretamente ligado a ele, sem preposição. Pode também exigir que o termo regido tenha preposição. Nesse caso, é comum surgirem dúvidas sobre que preposição o termo regente exige (a; ante; após; até; com; contra; de; desde; em; entre; para; pelo; perante; por; sem; sob; sobre; trás).
Os complementos podem ser do nome (complemento nominal e adjunto adnominal) e do verbo (complementos verbais: objeto direto e objeto indireto; adjunto adverbial). A relação de regência pode manifestar-se apenas semanticamente (pelo sentido) ou formalmente (por meio de uma palavra de natureza subordinativa).
Dessa forma, Regência apresenta-se sob dois aspectos: verbal e nominal.
A regência verbal trata das relações entre o verbo e seus complementos verbais (objeto direto e objeto indireto). O estudo da regência é dos mais complexos, existindo verbos que se constroem com complementos diferentes de acordo com o sentido que tem na frase, outros que apresentam mais de uma regência para uma única significação e outros, ainda, que oferecem dificuldade de emprego. No entanto, a compreensão dos principais aspectos envolvidos na questão da regência verbal exige noção de transitividade verbal (Transitivo é verbo que necessita de complemento: direto (objeto direto) quando não tem auxílio de preposição; indireto (objeto indireto) que tem auxílio de preposição exigida pelo verbo.).
A regência nominal é a denominação que se dá à relação particular que se estabelece entre substantivos, adjetivos e determinados advérbios e seus respectivos complementos nominais. Essa reação vem sempre marcada por preposição.