Quando alguém envia uma informação e alguém a recebe, entende-a, dizemos que houve comunicação.
COMUNICAÇÃO É O ENTENDIMENTO ENTRE OS SERES.
Fonte - a fonte é a origem da mensagem, isto é, de onde parte a mensagem. A fonte pode ser natural (quando falada ou gesticulada) ou artificial (quando escrita, desenhada ou filmada). Nem sempre a fonte é o emissor - por exemplo: num noticiário televisado, o apresentador está emitindo verbalmente o texto que um digitador construiu; que é a fonte.
Emissor - é quem envia a mensagem através da palavra oral ou escrita, de gestos, expressões, desenhos, imagens e outros diversos recursos utilizados para a transmissão da mensagem.
Mensagem - é o que a fonte deseja transmitir, podendo ser visual, auditiva ou audiovisual - dependendo do recurso utilizado para a transmissão. Serve-se de um código que deve ser estruturado e decifrado. É preciso que a mensagem tenha conteúdo, objetivo e use canal apropriado para sua transmissão.
Canal - é a forma utilizada pela fonte para enviar a mensagem - que pode ser canal natural (órgãos sensoriais), tecnológico espacial (leva a mensagem de um lugar para outro; como o rádio, a televisão, o telefone, telex, internet...), tecnológico temporal (transporta a mensagem de uma época para outra; como os livros, o disco, a fotografia, fitas de gravação...).
Código - é um conjunto de sinais estruturados; que pode ser verbal (aquele que utiliza a palavra falada ou escrita) ou não-verbal (aquele que não utiliza a palavra - são gestos, sinais de trânsito, expressões faciais, desenhos...).
Receptor - ou recebedor é o elemento mais importante do processo. Pode ser a pessoa que lê, que ouve, um pequeno grupo, um auditório ou uma multidão. Ao recebedor cabe decodificar a mensagem.
Destino - é a quem se dirige a mensagem - o receptor.
Para o melhor entendimento do processo de comunicação cabe aqui uma pequena explicação.
À comunicação, pressupõe-se um codificador (quem processa e envia os sinais – código), uma mensagem (elemento a ser transmitido – comunicado) e
um decodificador (quem vai receber e entender a mensagem). No entanto, para que essa via se processe, surge a necessidade de haver boa mensagem,
que para tal, exige uma codificação perfeita, de forma que o decodificador possa absorvê-la com qualidade. Observe o seguinte fato: em certas
circunstâncias determinados animais trocam sons, substâncias químicas ou posturas corporais e, nestes casos, dizemos que eles estão se comunicando.
No processo de comunicação a linguagem pode ser:
Linguagem verbal - quando usa a palavra falada ou escrita;
Linguagem não-verbal - quando não usa a palavra, mas transmite a mensagem por outro meio qualquer (gesto, som, forma, cor, movimento...).