Antonomásia - emprego de palavra ou expressão designativa da qualidade do ser, em vez do nome do ser. Ex.: O Poeta dos Escravos morreu na flor dos anos. (= Castro Alves).
É uma variante da metonímia, ou seja a substituição de um nome por outro que com ele tenha afinidades semânticas. Esta substituição resulta comumente do patrimônio pessoal ou da profissão do indivíduo em causa, que devem ser conhecidos, ou pelo menos facilmente entendido pelo receptor, para que provoque o efeito desejado.
Catacrese - (metáfora desgastada) consiste em denominar um objeto, uma parte de um objeto ou uma ação usando impropriamente determinada palavra, por não existir outra mais específica e adequada.
A catacrese, etimologicamente, quer dizer "abuso". Ela ocorre com o mesmo mecanismo da metáfora, com a diferença de que - de tão usual que é - já se perdeu a noção do processo metafórico.
Ex.: Os pés da mesa estão quebrados. Com precisão, enterrou a espada na dorso do touro. Enterrar, a rigor, significa introduzir algo na terra e, por similaridade (processo metafórico), está sendo usado na frase para designar o ato de introduzir algo no corpo de um animal.
Comparação - consiste em atribuir a um ser características presentes em outro ser, pelo fato de haver entre eles uma determinada semelhança. A estrutura básica da comparação é com a presença de elementos comparativos: "como, igual, semelhante, que nem".
Distingue-se da metáfora pelo simples fato de que, na comparação, ocorrer explicitamente uma partícula comparativa entre os dois elementos postos em confrontos. A relação entre esses elementos pode formar uma comparação simples ou uma comparação por símile.
"Amor queima como fogo". É a aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança (amor = quente / fogo = quente). A comparação é feita por meio de um conectivo e busca realçar determinada qualidade do meio termo.(como, tal, qual, assim, quanto etc.).
Metáfora - é a mudança do sentido comum de uma palavra por um outro sentido possível que, a partir de uma comparação subentendida, tal palavra possa sugerir. É atribuir a uma coisa as particularidades de outra. No caso, uma relação de semelhança permite que o autor use "cadeado" com o significado de "boca" (ambos são fechados). Essa relação de similaridade é o que define a metáfora.
Atenção: A metáfora é uma comparação que não se apresenta com o nexo comparativo: A vida é combate. (metáfora) / A vida é como um combate. (comparação)
Metonímia - é a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca.
Observação: não confundir metáfora com metonímia, pois a primeira se baseia num processo de associação de ideias, de semelhança, de comparação mental; por outro lado na metonímia ocorre a simples troca de uma palavra por outra.
Sinédoque - consiste em usar uma palavra com o significado de outra em vista de uma relação de contiguidade, de proximidade entre o que elas representam.
Ex.: A mão que toca um violão se for preciso vai à guerra. No caso, a palavra "mão" (parte do indivíduo) está sendo usada para designar o próprio indivíduo (o todo).
Observação: atualmente costuma-se não distinguir metonímia de sinédoque. Nesse caso, a metonímia inclui a sinédoque.
Sinestesia - consiste em agrupar ou reunir sensações originais de diferentes órgãos dos sentidos. Ex.: O sol de outono caía com uma luz pálida e macia.