O hífen [ - ] é usado na formação de palavras: em substantivos compostos, em palavras formadas por derivação prefixal, em locuções, na colocação pronominal, na divisão silábica, na translineação e em encadeamentos vocabulares, indicando maioritariamente a união semântica de duas palavras.
Porém,não devemos confundir o hífen com o travessão ou com a meia-risca.
O hífen apresenta o menor tamanho, sendo um traço mais curto do que a meia-risca e do que o travessão.
- hífen
– meia-risca
— travessão
O hífen é um sinal gráfico de pontuação do tipo diacrítico, usado para: Ligar os elementos de palavras compostas; unir pronomes átonos a verbos; fazer a translineação de palavras (no fim de uma linha separar uma palavra em duas partes).
A meia-risca é um sinal de pontuação que serve para unir os valores extremos de uma série, como números, letras ou outras, indicando ausência de intervalos na enumeração. Serve igualmente para unir palavras que tenham um nexo lógico. Esta opção é particularmente útil quando uma das palavras é composta e já tem hífens.
O travessão é um sinal de pontuação utilizado para indicar o início de frases ou interlocuções. Dos sinais de pontuação, é um dos mais utilizados, justamente pelo fato de proporcionar mais clareza do que as vírgulas nas intercalações longas e maior ênfase nos destaques.