O período é uma unidade da fala que consiste numa sequência frasal com unidade de sentido e equilíbrio rítmico. Termina o período por ponto (final, de exclamação, de interrogação), isto é, por uma pausa que fecha o circuito. Quando o período fica inconcluso, usam-se os pontos de reticências. Período é a frase constituída de uma ou mais orações; que conforme sua composição, pode ser: |
Os processos básicos de se relacionar as orações num período composto são a coordenação e a subordinação de ideias.
Coordenação – pressupõe valores sintáticos do mesmo nível. "Oração coordenada é a que está posta ao lado da outra, de igual natureza e igual função". (Gladstone)
Na coordenação, juntam-se orações independentes* do ponto de vista sintático, mas que se relacionam através do sentido. O nexo lógico é estabelecido pelas conjunções coordenativas ou pela pontuação.
Oração independente* - é aquela que não exerce função sintática de outra a que se liga. Há dois tipos de orações independentes: as coordenadas que formam uma sequência, relacionadas pelo sentido; as intercaladas, não pertencentes à sequência, aí aparecem como elemento adicional que o falante julga ser esclarecedor.
Subordinação – é o processo de hierarquia de elementos. "Oração subordinada é uma oração que depende da outra". (Luft)
Na subordinação a relação entre as orações é mais íntima, já que entre elas, além de haver uma dependência semântica (de sentido), há também dependência sintática, ou seja, uma oração é termo de outra oração. A relação de subordinação entre orações é estabelecida pelas conjunções subordinativas, ou pelas formas nominais (gerúndio, infinitivo, particípio), ou por pronomes relativos.
Oração dependente - é aquela que exerce função sintática de outra e vale por um substantivo, adjetivo ou advérbio. A oração dependente é um termo sintático que tem a forma de oração.
Assim, o período composto, aquele que possui mais do que uma oração pode ser composto por coordenação, se constituído de orações coordenadas (de valor igual); composto por subordinação, se constituído de oração principal mais oração subordinada ou subordinadas. Ou ainda, composto por coordenação e subordinação, se constituído de orações coordenadas e subordinadas. Desta forma, um período pode ser composto de orações dependentes e/ou orações independentes.
O estudo do período composto subentende a classificação das orações.
O período pode ser composto por coordenação, se constituído de orações coordenadas (de valor igual); composto por subordinação, se constituído de oração principal mais oração subordinada ou subordinadas. Ou ainda, composto por coordenação e subordinação, se constituído de orações coordenadas e subordinadas. Assim, um período pode ser composto de orações dependentes (subordinadas) e/ou orações independentes (coordenadas).
Oração coordenada - quando, à semelhança da principal, não é termo de outra oração nem a ela se refere. Justapões-se ou liga-se com conjunção coordenativa a outra oração.
Oração subordinada - quando funciona como um termo ou parte de um termo essencial, integrante ou acessório de uma oração.
Principal - quando não exerce função sintática em outra oração do período composto por subordinação. (Eu sei que a Terra é redonda) "Eu sei" oração principal; "que a Terra é redonda" oração subordinada.
Oração reduzida - é aquela que tem seu verbo numa forma nominal: infinitivo, gerúndio ou particípio.