Literatura

Literatura é arte que usa a palavra como expressão da sensibilidade humana.

O que é literatura?

"Uma coisa é escrever como poeta, outra como historiador: o poeta pode contar ou cantar coisas não como foram mas como deveriam ter sido, enquanto o historiador deve relatá-las não como deveriam ter sido mas como foram, sem acrescentar ou subtrair da verdade o que quer que seja."

(Dom Quixote de La Mancha – Cervantes)

A linguagem literária se distancia da linguagem informativa; pois permite mais do que uma interpretação – a linguagem literária é polivalente.

Períodos Literários

QUADRO DEMONSTRATIVO DAS ESCOLAS LITERÁRIAS EM PORTUGAL E NO BRASIL

BRASIL

 

PORTUGAL

 

 

ERA MEDIEVAL

 

1189

Trovadorismo

ERA COLONIAL

1418

Humanismo

Quinhentismo

1500

ERA CLÁSSICA

 

1527

Classicismo

 

1580

Barroco

Barroco

1601

 

 

1756

 Arcadismo

Arcadismo

1768

 

 

 

ERA MODERNA

ERA NACIONAL

1825

Romantismo

Romantismo

1836

 

 

1865

Realismo / Naturalismo

Realismo / Naturalismo / Parnasianismo

1881

 

 

1890

Simbolismo

Simbolismo

1893

 

Pré-Modernismo

1902

 

 

1915

Modernismo

Modernismo

1922

 

História ou Literatura

As datas que delimitam as épocas literárias são convencionais. Na verdade é difícil precisar o início e o fim de cada período, devido às seguintes razões:
dois ou mais estilos podem coexistir numa época;
o que determina a denominação de cada período é o predomínio e não a ocorrência exclusiva de determinadas formas de expressão literária;

A escolha das datas obedece, fundamentalmente, a dois critérios:
1.histórico - que se apoia em acontecimentos de importância política e social para indicar o começo e o fim de cada estilo de época;
2.literário - baseado no aparecimento de uma obra que reflete uma significativa mudança em relação ao estilo anterior.

Literatura pode ser definida como a arte de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; a carreira das letras.


A palavra Literatura vem do latim "litterae" que significa "letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa, etc.

Ensino com Tecnologia - Professor Osvaldo Andrade
ocsanmail@gmail.com